Fundo de seguros acumula milhoes pagos por condutores

Fundo de seguros acumula milhões pagos por condutores.

Todos os condutores portugueses são obrigados a contribuir para o Fundo de Garantia Automóvel.

Este fundo foi criado com o intuito de indemnizar vítimas de acidentes. Acidentes em que não seja possível identificar o responsável ou mesmo quando o responsável não tem seguro.

Segundo o JN este fundo conta com um saldo acumulado de 370 milhões de euros. As receitas são superiores às despesas, e o saldo deste fundo aumenta ano após ano. Dinheiro que podia ser utilizado para financiar campanhas de promoção da segurança rodoviária, mas que as entidades responsáveis pela gestão do dinheiro preferem que ele se mantenha estagnado. Enquanto o problema rodoviário em Portugal aumenta e as mortes na estrada são frequentes.

Fundo de seguros. O que é o Fundo de Garantia Automóvel?

O Fundo de Garantia Automóvel é um fundo público autónomo, gerido pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, destinado a satisfazer indemnizações devidas em consequência de acidente de viação. O Fundo de Garantia Automóvel responde por danos materiais e/ou corporais quando o responsável não beneficie de seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel. Nas condições previstas na Lei o Fundo de Garantia Automóvel pode também ser chamado a indemnizar as pessoas lesadas, ainda que o responsável seja desconhecido.