Procura um seguro automóvel mais barato?

Embora pareça ser uma tarefa difícil de conseguir, acreditamos que a maioria das pessoas conseguirá reduzir o seu prémio. Para negociar o seu seguro é necessário aguardar pela devida renovação. Existem no mercado contratos anuais, semestrais, trimestrais e mensais, verifique em qual se enquadra e prepare-se para o trabalho pesado para ficar com o seu veículo seguro melhorado a nível de preço.

Sabe o que quer? O que precisa no seu seguro auto?

Antes de começar a comparar convém saber o que precisa. Apenas assim obterá uma comparação justa.

  • Seguro contra terceiros ou danos próprios?
  • Quebra de vidros ou não?
  • Viatura de substituição essencial ou desnecessária?
  • Duração do contrato( muitas vezes tem influência no preço, onde o melhor preço é lhe atribuído se pagar anualmente, e o valor vai aumentando conforme diminua a duração do contrato).
  • Cobertura contra fenómenos da natureza?
  • Valor da franquia ou mesmo sem franquia
  • Se optar por seguro contra terceiros ainda pode contratar a cobertura contra furto ou roubo. No seguro de danos próprios é incluída.
  • Assistência em viagem e serviço de assistência
  • Proteção jurídica
  • Valor da responsabilidade civil

Começar a comparar

Faça uma lista das seguradoras existentes, pode também procurara no google mais algumas, e comece a abusar dos simuladores. Todas as seguradoras oferecem uma plataforma online onde pode simular. Convém colocar em todas, de igual forma, as características previamente definidas . Assim obterá diferença de preço, com as mesmas condições contratadas.

ASF(Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões)

O Estado Português, fruto dos riscos e acidentes ocorridos, nas diversas áreas (seguro automóvel, seguro de trabalho,…), tornou obrigatória uma panóplia de seguros.

A legislação sobre seguros (obrigatórios e facultativos) potenciou a criação de uma entidade supervisora, o denominado Instituto de Seguros de Portugal (ISP), que alterou recentemente o seu nome para Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões.

Compete a tal instituto regular a atividade seguradora (incluindo a mediação), bem como, prestar esclarecimentos e fornecer orientações gerais sobre os direitos e obrigações decorrentes dos contratos. Analisar e dar parecer, no âmbito das reclamações apresentadas por particulares, relativamente às entidades sujeitas à supervisão da ASF.

No âmbito da resolução de conflitos, sobre situações que oponham a companhia de seguros e o segurado, a ASF deverá contribuir para solucionar todas as situações que lhe forem apresentadas, ou de que tenha conhecimento do exercício das suas competências, de modo a por termo às práticas não conformes com a legislação em vigor, por parte das seguradoras.

Simulador Deco Proteste

Além das seguradoras, pode consultar o simulador da Deco Proteste, onde é possível, realizar em simultâneo a simulação entre várias companhias. Verifique qual a melhor opção, de forma a obter o seguro mais barato.

Mediadores de seguros

Tendo em sua posse os seguro automóvel mais barato obtido através dos simuladores, está na hora de contactarmos alguns mediadores. Não exclua, logo à partida, os mediadores de seguros. Porque, por vezes, eles têm descontos, promoções e ofertas que não aparecem nos simuladores online. Uma vantagem de contratar um mediador é a proximidade. um bom mediador está sempre disponível para o ajudar em algum problema que surja. Torna-se uma ponte entre você e a seguradora. Sabemos infelizmente que, por vezes, é uma travessia bastante complicada. Onde contactar a companhia de seguros transforma-se num pesadelo.

Seguradoras Low cost ou convencionais?

Com as novas tecnologias e o disparar da internet começaram a aparecer as seguradoras low cost (Seguros continente, Logo,…), conquistando alguma quota de mercado às companhias mais convencionais ( Ageas seguros, Tranquilidade, Fidelidade,…), que trabalham essencialmente com mediadores. Os preços são mais baixos, porque as low cost não têm que distribuir o lucro do contrato com o mediador, tornando a venda mais directa, sem intermediários. Mesmo a nível estrutural (colaboradores e infra-estruturas) é mais reduzida. No entanto, se for uma seguradora autorizada pela ASF (Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões) terá que se reger pelas mesmas regras e leis que as seguradoras convencionais.

Fatores que inflacionam o preço do seguro

Idade, historial ( nº de sinistros em que foi declarado culpado) e anos de carta. São os três fatores que mais agravam o seu seguro. Idade entre os 18 e os 25 anos podem ter agravantes no prémio do seguro, bem como se tem a carta de condução à menos de 2 anos. Existe ainda outra agravante, que é a área de residência. Caso resida numa zona mais propícia a acidentes, o seu seguro pode ser agravado. Verificar todas as condicionantes do seguro automóvel é essencial.

O número de seguros em oferta no universo português obrigou à criação de uma entidade supervisora, a qual tem por competência policiar a conduta das seguradoras, tipos de seguro e formas de venda daqueles junto dos consumidores (ou seja junto de si)!

Os seguros são obrigatórios, garantem e asseguram a responsabilização de todos os danos materiais e danos corporais. São essenciais ao bom funcionamento do tráfego automóvel.

Seguros auto barato existem, você apenas tem que os procurar. Sabemos que pode ser uma tarefa complicada, e que exige algum tempo. Mas pode vir a ser recompensado com um desconto superior ao esperado. As margens de lucro das seguradoras são grandes, e o espaço de manobra para descontos também é algum. Ter um seguro automóvel mais barato apenas depende de si.

Encontrar o seguro automóvel mais barato

O seguro auto é um seguro praticamente universal, todos os automobilistas são legalmente obrigados a ter um.

Não deixe de confirmar as condições gerais para verificar a compatibilidade entre as suas pretensões e o que, se encontra escrito, é possível que, existam erros ou omissões que, lhe podem trazer problemas no futuro.

A informação é poder, ao inteirar-se de todas as coberturas necessárias tanto no seu seguro automóvel como em todos os tipos de seguro terá um seguro low ou low cost e à sua medida.

Consulte aqui todos os bens penhorados das finanças!