Como ganhar dinheiro na Internet? Algumas formas de o fazer sem ser burlado.

Como ganhar dinheiro na Internet?

Já deve ter percebido que o dinheiro ao final do mês não abunda, que as despesas mensais são cada vez maiores e que os salários não são suficientes para fazer face a tantas faturas para pagar. Além disso, se quiser comprar um extra ou fazer um fim de semana diferente, longe de casa, é uma coisa impensável para a maior parte da população.  Grande percentagem dos portugueses encaixa-se neste quadro e se você não é exceção, damos-lhe aqui algumas ideias para aumentar os lucros mensais, quer vendendo coisas que tem por casa que já não usa ou utiliza, quer aproveitando alguma capacidade ou apetência pessoal que tenha para fazer dinheiro.

APROVEITE O SEU TALENTO

Se tiver alguma competência pessoal ou profissional que goste e que tenha jeito para o fazer, pode «vender» os seus serviços pela net.  Damos como exemplo a fotografia, as artes plásticas, os «clientes mistério», a tradução, a escrita. Em relação à fotografia, há várias páginas online nas redes sociais, sites pessoais, de fotógrafos amadores com competência para a arte de fotografar. Normalmente, os valores são mais acessíveis do que um fotógrafo profissional e em muitos casos com a mesma qualidade.  Neste caso, além de fazer trabalhos particulares poderá também vender as suas fotos a uma agência noticiosa ou a bancos de imagens. Como a concorrência é grande, convém fazer uma seleção criteriosa das fotos, catalogar e legendar. Outro conselho válido é colocar as fotos em vários sites, pois a probabilidade de as vender é maior. Há, no entanto, sites que pagam pela exclusividade. Quando colocar as fotos, decida se as quer identificar ou não, pode ser útil caso crie uma marca própria. Deixamos-lhe aqui alguns exemplos de bancos de imagens: www.istockphoto.com; www.shutterstock.com; www.canstockphoto.com; www.stockfood.pt: www.dreamstime.com; www.alamy.com; www.atianticopress.pt.

Artes plásticas

Nas artes plásticas, há vários sites online e páginas pessoais nas redes sociais que fazem artigos para bebé, para festas, molduras personalizadas, utilizando materiais recicláveis acessíveis a todos. Se tem jeito para os trabalhos manuais, aproveite essa competência para criar a sua própria marca e vender online.

Clientes Mistério

Os «clientes mistério» servem para avaliar um determinado serviço num contexto real; fazem-se passar por clientes normais para testar a eficácia de uma empresa, prestando em seguida informações à entidade que os contratou. É uma forma de valorizar o seu currículo e de ganhar algum dinheiro. Atuam em áreas como a banca, seguros, restauração, comércio, saúde, entre outros. Pode inscrever-se como cliente mistério em sites como Btrust, Qualidade 21, Pentaudis, More Results, Info Mercado, Control Plan, etc. Também nos sites de emprego aparecem várias vagas como é o caso do Net empregos.

Tradução

Se tem formação em línguas, há inúmeras plataformas de tradução onde se pode inscrever para aumentar os seus rendimentos. Em algumas destas plataformas são exigidos certificados que comprovem a sua competência profissional. Ao inscrever-se, leia bem as condições de trabalho, pois alguns cobram comissões. Deixamos aqui alguns exemplos de plataformas de tradução: www.fiverr.com/categories/writing-translation/quality-translation-services; https://gengo.com/translators/; www.upwork.com/hire/translators; www.translatorscafe.com; https://unbabel.com.

Como ganhar dinheiro na Internet

Ganhar dinheiro com criação de conteúdos

Como ganhar dinheiro na internet com criação de conteúdos? No que diz respeito à escrita, é possível ganhar dinheiro a escrever, existem muitos sites de freelancers para trabalhar online e, na melhor das hipóteses, pode ter um blog! Este último, um conceito que está na moda, permite-lhe personalizar os seus artigos e as suas publicações e, caso tenha sucesso, poderá ter rendimentos fixos através de publicidade e venda de produtos digitais. Deixamos-lhe aqui alguns exemplos de sites de freelancers para escrita: Freelancer.pt; Fixando; Indústria Criativa, Comunica Geral, 99freelas, Lancerfy, entre outros.

VENDAS ONLINE

Vender objetos que já não utiliza e que estejam minimamente em bom estado é sempre uma boa forma de fazer dinheiro. Em vez de guardar as coisas na arrecadação ou na garagem, porque não coloca-las à venda? Dinheiro gera dinheiro e, neste caso, não tem nada a perder, já que não tem qualquer custo. Existem vários sites de vendas, quer nas redes sociais, quer plataformas próprias para vender artigos em segunda mão. Se pretende ter sucesso, deve ser claro no texto da venda. Este deve ter um título e na descrição deve ser verdadeiro, indicando o estado do artigo, pois caso o comprador queira ver o artigo e este não esteja de acordo com a descrição é pura perda de tempo. Pode também vender à distância, mas quando o artigo chegar ao destino, se não estiver, também, de acordo com o que disse no anúncio passa a ter feedback negativo como vendedor o que lhe vai condicionar futuras vendas. Para ser mais apelativo, o anúncio deverá conter fotos nítidas e chamativas. Há sites que lhe permitem dar destaque ao seu anúncio, mas pagará mais por isso. Cuidado, também, com as burlas; existem muitas reclamações com as vendas online e até como vendedor pode ser enganado. Se tem artigos vintage ou feitos à mão, há um site específico para venda que é o Etsy.

CONSELHOS A TER EM CONTA

1º Cuidado com as burlas. Através da internet tem inúmeros anúncios para ganhar dinheiro fácil, muitos deles quantias avultadas em muito pouco tempo. Nunca caia no conto do vigário. Há anúncios que apelam ao seu lado pessoal, aos seus sentimentos, com uma oportunidade de emprego que não existe. Por norma têm pouca informação sobre o trabalho, fazem referências à suposta legalidade do mesmo, mas estão mais interessados em recrutar pessoas do que no próprio negócio.

2º Informe-se bem antes de trabalhar numa determinada empresa. Você quer é aumentar rendimentos, não pagar para trabalhar. Veja quando foi fundada, os comentários que existem, claro que tem que ter em conta que os comentários não serão com certeza 100% positivos, mas se houver mais apreciações negativas, fique de pé atrás.

3º Nas vendas online, cuidado nas vendas à distância, não envie o artigo sem o pagamento estar feito. Se for presencial e o comprador queira ver o artigo, marque o encontro num local público e leve alguém consigo. Lembre-se que não conhece a pessoa com quem se vai encontrar e pode ter surpresas desagradáveis.

4º Há sites que prometem remuneração com um simples clique num anúncio. O pagamento costuma ser baixo e os clientes são incentivados a recrutar mais pessoas para aumentar o rendimento. A maior parte são fraude e servem só para aumentar o tráfego em algumas páginas da internet.