Circula pela esquerda na Auto-Estrada? Atenção à operação Via Livre da GNR

Circula pela esquerda na Auto-Estrada?

Já começou  a operação “Via Livre” da GNR. Entre o dia 12 e 14 de Abril, as patrulhas vão estar na estrada a fiscalizar os condutores. Durante estes período o foco das brigadas é a sensibilização e fiscalização de quem conduz pela via da esquerda, sem que esteja a efetuar uma ultrapassagem.

Como podemos ler no comunicado divulgado pela Guarda Nacional Republicana “evitar a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda, sem que exista tráfego na via mais à direita das autoestradas e vias reservadas a automóveis e motociclos”.

Valor das Multas por circula na via da esquerda

Esta contraordenação tem como valor mínimo 60 euros e o valor máximo a pagar poderá ser de 300 euros. Sendo que incorre numa contraordenação muito grave, perde 4 pontos na carta de condução e ainda pode ser inibido de conduzir pelo período de 2 a 24 meses.

Em comunicado revelam que este tipo de comportamentos traduzem-se em “constrangimentos à segurança rodoviária e à fluidez do tráfego, o que muitas vezes motiva a ocorrência de comportamentos desviantes e o cometimento de outras infrações por parte dos restantes condutores”.