Já pensou em comprar um carro elétrico?

CARROS ELETRICOS-02

Os carros elétricos são cada vez mais procurados.

Apesar dos preços de mercado ainda não serem muito convidativos. Os portugueses aumentaram a procura destes veículos não só pelo baixo nível de poluição ambiental e sonora que eles produzem, mas também pelo baixo custo de manutenção e de consumos auferido por eles.

Segundo os últimos dados tornados públicos, a procura de carros elétricos no nosso país aumentou 129% no último ano, o que para isso contribui a preocupação cada vez maior com o meio ambiente e os baixos custos de manutenção dos veículos. Quase todas as marcas já têm um modelo elétrico, mas é o Tesla o carro mais procurado.

O investimento nos carros elétricos é ainda moderado, já que os preços rondam em média os 25 mil euros. No entanto, como o desgaste das peças e o consumo são menores, acaba por ter mais vantagens a longo prazo, pois a poupança na utilização do veículo será maior do que num veículo normal.

 

 

AUTONOMIA É  A MAIOR PREOCUPAÇÃO

Mas a compra de um carro elétrico traz sempre algumas dúvidas. Onde carregar e que custos poderá ter? A autonomia destes veículos é um dos principais problemas e obriga-o a ter em atenção os postos existentes para o carregamento da bateria. Já deve ter reparado que muitas superfícies e centros comerciais já têm lugares próprios para estes carros com o respetivo material de carregamento. Em casa, pode carregar numa tomada doméstica normal de 10A ou através de uma wallbox (posto de carga doméstico que diminui o tempo de carregamento e que é fornecido por várias empresas adequado a cada tipo de carro e de casa).

Em todo o país há mais de 1250 pontos de carregamento da rede Mobi.E, entidade que gere a rede de fornecedores elétricos, em Portugal Continental e na Madeira. Existem vários postos de carregamentos normais (3,7 kVA), semi-rápidos (22kVA) e rápidos (43kVA). Os postos de carregamento rápidos existem na sua maior parte nas autoestradas e carregam as baterias a 80% em cerca de 20/30 minutos. Os preços são variáveis, mas segundo apuramos a Prio é considerada a mais barata, sendo as mais caras a Cepsa e a GALP.

CARROS ELETRICOS-01CARREGAR CARROS ELÉTRICOS

Ao contrário do que acontecia antigamente, em que a maior parte dos postos de carregamento público eram gratuitos, desde dia 1 de Abril deste ano, a MOBI.E emitiu uma informação que indica que «os Operadores de postos de carregamento (OPC) com postos instalados em espaços privados, poderão começar a cobrar pelos carregamentos dos veículos elétricos».

Para efetuarem carregamentos nestes postos, assim, como nos postos de abastecimento rápido, os condutores deverão ter um cartão de acesso à rede de mobilidade elétrica emitido por um dos CEME (Comercializadores Eletricidade para a Mobilidade Elétrica) existentes. Se comprou agora um carro elétrico, pode aceder a mobie.pt e tirar todas as suas dúvidas em como ter este cartão e onde se situam todos os postos de carregamento e os seus custos.