Avaliação de imóveis o que necessita saber para avaliar a sua casa!
Existem vários fatores que infleunciam a avaliação de imóveis. Que documentos serão necessários? Em que situação é necessária a avaliação? Se solicitaste um crédito habitação, este avaliação será indispensável. E para que não te prejudiques, existem algumas situações que tens de conhecer.
Basicamente a avaliação do imóvel dá elementos ao banco ou instituição financeira, nomeadamente o valor do imóvel. Esses elementos ajudam o banco a aprovar ou rejeitar o crédito. O banco não pode tomar decisões erradas, e conceder um crédito por um valor muito superior ao valor real do imóvel, seria um erro bastante grande. Se estás a pensar comprar casa, ficas a saber desde já, que este custo és tu que terás que suportar.
Ao solicitar um crédito, obtemos uma simulação, e para sabermos o custo real do dinheiro emprestado pela banco, devemos-nos concentrar no MTIC, montante total imputado ao consumidor. Porque este valor engloba todos os encargos e comissões do crédito, o custo da avaliação incluído.
Quem está responsável pela avaliação ?
Embora quem pague a avaliação seja o comprador da habitação, este deverá ser realizado por uma entidade especializada. Assim, os próprios bancos cobram uma comissão de avaliação de imóveis para concretizar esse processo e, assim, decidirem se, e em que termos, concedem o financiamento.
O próprio comprador pode (e deve) realizar uma avaliação independente à habitação que pretende comprar, uma vez que o consumidor tem de dar um valor estimado da casa ao banco.
É possível, então, recorrer a quatro avaliadores de imóveis:
- É possível recorrer a alguns sites de avaliação de imóveis, não pagando nada pelo processo;
- Alguns bancos também começam a disponibilizar um serviço de avaliação de imóveis independente dos seus créditos à habitação, como é o caso do BPI.
- Empresas especializadas ou técnicos por conta própria que façam esta avaliação;
- O Portal das Finanças também disponibiliza um avaliador de zona geográfica, atribuindo um valor à habitação e um montante a pagar de impostos;
O ideal será optar por um agente especializado para obter um relatório detalhado e mais completo. É importante referir que, e tal como recomenda o próprio Banco de Portugal, os relatórios de avaliação de imóveis deverão ser entregues aos consumidores e não apenas às instituições de crédito.
Note que a avaliação de imóveis é sempre exigida pela instituição financeira, independentemente de o cliente realizar uma avaliação através de avaliadores especializados. Isto porque atualmente os parâmetros de avaliação dependem da entidade bancária e porque estas têm parcerias com determinados avaliadores de imóveis.
No entanto, existe a possibilidade de, no futuro, o cliente apenas ter de pagar uma única avaliação de imóveis, que poderá ser aceite por todas as entidades bancárias.
Quando se faz a avaliação de imóveis?
A avaliação de imóveis é feita em duas situações distintas. Em primeiro lugar, é realizada aquando da constituição de um crédito à habitação. Sempre que um indivíduo pretende comprar uma casa, deve pagar a avaliação desse mesmo imóvel.
Ao transferir o seu crédito à habitação, consegue não só reduzir a prestação mensal a pagar, como poderá aumentar o prazo de pagamento e reduzir as taxas de juro. É, então, um processo menos burocrático e mais simplificado.
Para além disso, também é necessário que exista uma avaliação de imóveis quando se procede à transferência de crédito à habitação. Em primeiro lugar, a instituição financeira para a qual irá transferir o seu financiamento precisa de confirmar o valor de avaliação e, por outro lado, se a casa já tem alguns anos, o seu valor de avaliação é, geralmente, diferente.
Existem outros casos em que fará sentido realizar a avaliação de imóveis: em processos de partilhas de herança, quando os herdeiros não chegam a acordo relativamente ao valor do imóvel; e ainda quando se pensa em vender a casa, para poder vendê-la ao seu valor atual.
Por outro lado, existe a possibilidade de isenção no pagamento desta comissão de avaliação, quando o cliente opta por comprar uma casa do próprio banco. Estes imóveis têm inúmeras vantagens, como isenção de comissões iniciais ou possibilidade de financiamento a 100%.
O que pode influenciar a avaliação dos imóveis?
Para determinar o valor da habitação, a avaliação de imóveis tem, geralmente, os seguintes fatores em conta:
- Os acabamentos e equipamentos disponíveis;
- A localização da casa, incluindo o piso, a vista que é possível ter a partir da habitação, a orientação solar e ainda as acessibilidades;
- O terreno onde está inserida;
- A qualidade da construção do imóvel;
- A data de construção;
- O estado do mercado, ou seja, a procura e a oferta atual.
- O estado de conservação (para casas usadas);
- A tipologia e a disposição da habitação;
- As facilidades da habitação, isto é, estacionamento, piscina, elevador, espaços verdes, entre outros;
Assim, quanto melhores forem estes fatores, maior será o valor de avaliação da casa.
Recorde-se que é muito importante, para quem procura uma casa, escolher a que mais se enquadra tanto nas suas necessidades, como nas suas capacidades de pagamento. Quanto maior e mais luxuosa for a casa, maior será o seu custo e, consequentemente, mais terá de pagar mensalmente ao banco pelo seu crédito à habitação.
O ideal poderá passar por recorrer a um agente especializado para vender a sua casa, obtendo um relatório detalhado e mais completo. Por fim, é importante referir que, e tal como recomenda o próprio Banco de Portugal, os relatórios de avaliação de imóveis deverão ser entregues aos consumidores e não apenas às instituições de crédito.