Alarme casa, vale a pena comprar um? Vale a pena pagar o preço dos alarmes?

Portugal, embora se encontre na parte superior da lista dos países mais seguros do Mundo, não deixamos de ter problemas de segurança. A verdade é que só pensamos em assaltos e na nossa segurança depois de sermos assaltados ou alguém que conhecemos bem tenha passado por essa infeliz experiência.

Algumas razões para instalar um sistema de alarme casa:

Sentimento de segurança

Só quem já passou por experiências de assaltos, agressões ou mesmo acidentes, é que tem a real noção do sentimento de insegurança nos dias depois do acontecimento. E a verdade é que, com um alarme em casa, você vai se sentir mais seguro. Só por si, não resolve nada. Mas no seu dia-a-dia será uma preocupação a menos saber que a sua casa se encontra protegida.

 

 

Dissuasão

Se a sua casa tiver alarme, e a placa dissuasora a dizer que ” Esta casa está protegida”, os assaltantes vão ter que pensar duas vezes antes de a assaltarem. O mais provável é abandonarem a ideia e optar pelo mais fácil, que será assaltar a casa vizinha que não tiver proteção adicional.

Alerta rápido

Devido às novas tecnologias e ao novos sistemas, o alerta em caso de intrusão é instantâneo, a polícia é avisada, você é avisado por telefone ou sms, e ainda pode ver as imagens em tempo real no seu computador ou em dispositivos móveis caso tenha adquirido um alarme com camera via internet.

Proteção completa

Os novos sistemas de alarme, além de prevenirem as intrusões também o podem ajudar noutros casos em que a sua casa se encontre em risco. Deteção de fumos, deteção de monóxido de carbono, deteção de gás doméstico, são complementos que adicionar à sua proteção, de forma a evitar alguma tragédia.

Evita prejuízos

Caso a sirene seja ativada, a tendência dos ladrões é fugir. Podem até levar algo, mas os estragos são minimizados pela ansiedade da fuga. Além disso, a polícia, os seguranças ou até mesmo vizinhos podem ajudar a deter os assaltantes.

Viver numa moradia

Quase todas as pessoas gostariam de ter uma vivenda ou moradia, mas sabemos que a nível de segurança ficamos mais desprotegidos numa moradia do que num apartamento. E se vive numa moradia, vai querer ter uma proteção extra na sua casa. Além de um seguro do recheio, um sistema de alarme é uma boa opção para dormir mais descansado.

Características que pode encontrar no seu alarme casa:

  • Sensor com registo de vídeo de alta qualidade. Detetores que possuem câmaras com vídeo integrado que, em caso de disparo do alarme, registam um vídeo de 10 segundos daquilo que acontece na sua casa ou empresa.
  • Central de Segurança 24 horas. A Central de Segurança possui uma equipa especializada atenta a eventos de alarme 24h por dia 365 dias por ano. Esta estrutura interage com uma equipa nacional de vigilantes próprios e exclusivos e com a polícia.
  • Tempo médio de resposta de 20 segundos. Garante um tempo médio inferior a 20 segundos ao acesso a eventos de alarme. Uma rápida resposta de forma a garantir a segurança dos clientes.

Sistemas de identificação

  • Identificação por Tag ou código. Pode escolher a forma como pretende ativar ou desativar o seu sistema de alarme introduzindo um código ou com uma chave encriptada que lhe é fornecida quando instala o alarme.
  • Controlo do alarme via dispositivos móveis. O alarme pode ser controlado, esteja onde estiver, a partir do seu PC ou de outro dispositivo móvel.
  • Equipa de vigilantes próprios e Guarda de Chaves. Algumas empresas de segurança possuem vigilantes no terreno para garantir uma resposta ainda mais rápida.
  • Técnicos instaladores 100% dedicados e qualificados. Quando pensar em instalar um alarme certifique-se que a empresa possui profissionais apenas dedicados para esse objectivo de forma a que lhe assegurem um estudo de segurança completo e uma instalação 100% efectiva.
  • Deteção de tentativas de interferência. Sistemas que detetam qualquer tentativa de corte ou alteração do sinal de comunicação. Ao detetarem a transmissão de potenciais sinais de inibição através de sistemas sem fios ou através de corte de luz é detetada e a Central de Segurança 24h avisada de imediato.
  • Alarme inteligente com dupla via de comunicação. Alarmes que funcionam com multifrequência e dupla via de comunicação (GPRS e IP) garantindo assim uma comunicação mais rápida e permanente com a Central de Segurança 24h. Em caso de tentativa de inibição o sistema de alarme encontra sempre forma de comunicação alternativa para que a comunicação nunca seja interrompida.
  • Vídeo Deteção Antecipada. Detetores de cortina com registo de vídeo que permitem detetar o intruso mesmo antes de entrar na sua casa. Soluções que protegem toda a área em redor do seu espaço e que garantem uma proteção mais efetiva.

Vários sistemas anti-roubo ( ALARME CASA)

  • Sistemas com dispositivo anti-sabotagem integrado. Sistemas de alarme possuem um dispositivo interno, integrado no equipamento e designado como “tamper”. Um dispositivo que emite um alerta imediato à Central de Segurança 24h caso exista uma tentativa de destruir ou arrancar o equipamento.
  • Instalação do painel em local seguro e fora do alcance do intruso. Sistemas que, quando instalado, permanecem sempre ocultos, fora do alcance do intruso e de difícil acesso para que assim seja muito mais difícil existir uma tentativa de sabotar o alarme.
  • Painel Central silencioso. Sem a funcionalidade de fala/escuta não corre o risco de informar o intruso quanto ao local onde está o painel. Outras empresas possuem esta funcionalidade o que permite ao intruso chegar mais rápido ao local e destruir o equipamento.
  • Painel com Duplo Sistema de alimentação. Com a integração de uma bateria adicional, um último avanço tecnológico, tem a garantia que o seu alarme continuará a funcionar mesmo em caso de falha de electricidade ou corte de luz.

Alerta do alarme à Polícia

  • Aviso à Polícia. Uma vez verificado a tentativa de roubo ou a situação de emergência é efetuado um aviso à Polícia.
  • Botão S.O.S. O comando com o botão S.O.S., permite solicitar ajuda imediata: Polícia, Bombeiros, Serviços de emergências.
  • Garantia do equipamento. Alguns dispositivos de alarme têm garantia vitalícia assim como a actualização constante do software.
  • Detetor de inundação. Este dispositivo detecta a presença de água e avisa sobre possíveis inundações ou infiltrações.
  • Sensores de movimento. Também denominados detectores volumétricos via rádio, os sensores de movimento detectam variações de temperatura. Conheça-os melhor aqui.
  • Detetores de fumo. Os detetores de fumo são poderosos aliados em caso de incêndio, visto que possibilitam agir atempadamente de modo a minimizar danos maiores. Saiba aqui como funcionam estes sistemas de alarme.
  • Alarmes de intrusão para portas e janelas. Os alarmes de intrusão são sistemas de alarme eficazes para detectar qualquer tentativa de intrusão na sua casa ou empresa. Logo que o sistema anti- intrusão detecte a presença de intrusos, o proprietário será alertado.

Homejacking

O homejacking tem vindo a ser cada vez mais utilizado. Antigamente os assaltantes preferiam assaltar as casas durante a ausência dos proprietários. Em casas de segunda habitação, casas de férias…Onde os assaltantes evitavam o confronto com os proprietários. Existia, mas era menos frequente.
Hoje em dia, é um pouco diferente. Devido ao melhoramento dos sistemas de alarme, os assaltantes preferem o confronto com pessoas onde evitam o alerta às autoridades por parte do alarme, visto que, por norma o sistema é desativado quando as pessoas estão em casa.
Esta prática, designada homejacking , consiste precisamente no assalto a habitações com os proprietários no seu interior, reféns na sua própria casa. Este tipo de crime que está a aumentar, sendo uma preocupação crescente quer para os cidadãos quer para as autoridades policiais.

O homejacking

No homejacking, os assaltantes preferem maioritariamente moradias, que não têm espaços comuns a diversos residentes e onde os vizinhos se encontram mais distantes. Ou seja, é mais difícil que a intrusão seja detectada por terceiros. Apesar disso, há relatos de algumas ocorrências de homejacking em apartamentos. Os assaltantes podem fazer-se passar por um habitante do prédio ou por um funcionário de uma empresa de serviços que necessite de acesso ao edifício, sendo-lhe assim facilmente aberta a porta.

Dentro da casa, ameaçam os ocupantes da habitação, geralmente com armas de fogo, e levam a cabo o assalto. Em certos casos, os proprietários são deixados fechados dentro das suas próprias casas sem poderem comunicar com o exterior, enquanto os assaltantes, na posse dos códigos dos cartões Multibanco, fazem sucessivos levantamentos das suas contas.
O roubo das chaves das viaturas também é comum em casos de homejacking, especialmente das de alta cilindrada, que são depois roubadas das garagens ou parques de estacionamento.

Empresas de alarmes

As duas maiores empresas de alarmes casa são a Securitas Direct e a Prosegur.

Alarmes Securitas Direct

A Securitas Direct está em constante crescimento ao longo de mais de 25 anos de percurso, está presente em 14 países ( Suécia, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Espanha, França, Portugal, Itália, Chile, Brasil e Perú. O Grupo conta com mais de 15.000 colaboradores e estes prestam serviço a mais de 2.7 milhões de clientes, é Nº 1 na Europa e em Portugal e actualmente está a ter um rápido crescimento na América do Sul.

ALARME CASA-01Alarmes Prosegur

A Prosegur é uma referência global do setor da segurança privada. Através das nossas linhas de negócio – a Prosegur Security, a Prosegur Cash, a Prosegur Alarmes e a Prosegur Cibersegurança– proporcionamos a empresas e lares uma segurança de confiança com base nas soluções mais avançadas do mercado.
A nossa estratégia combina o crescimento orgânico e inorgânico, uma aposta decidida pela inovação, uma equipa humana de primeiro nível e, de modo especial, uma organização orientada ao cliente. Tudo isto levou-nos a uma posição de liderança tanto pela área geográfica como pelas linhas de negócio.

Estas duas empresas são as maiores em Portugal, no entanto existem sistemas de alarmes mais económicos, que não estão ligados a nenhuma central 24 horas, mas sim que apenas o alertam a si de uma possível intrusão.